quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

08/12 – Rumo 180 pela estrada [em Ushuaia]

Não era nem 9h quando saímos todos do Hotel para o escritório, com bagagens e toda a tralha antártica, para pegarmos ainda mais carga e partirmos para Ushuaia pela estrada. Nosso transporte era um carro enorme com capacidade para oito pessoas e mais um reboque, suficiente para todas as malas, roupas especiais e carga geral para o navio. Na viagem estávamos: Diana (gerente da AXXI), Mariano Curiel (Lider da Expedição), Miguel, Daniel e eu (guias), o Médico “doc” Sérgio, o barman Jorge e mais o motorista – são pouco mais de 600 km entre estradas de chão, buracos, vento, e uma travessia de balsa.
Nosso transporte com o carrinho cheio de bagagem.
Depois das despedidas com o pessoal de Terra (Pascal – que ficará em Punta Arenas para o transporte dos passageiros) e da carga geral do carro, pegamos a estradinha estreita de Punta Arenas até Punta Delgada. Dirigimos por algo como 3-4 horas até a entrada do ferry para Bahia Azul, ainda em território chileno.
Uma mapa geral do caminho (apenas Punta Arenas até Ushuaia). Fonte:



O Ferry é bastante confortável e o que me chamou a atenção foi a quantidade de carros com cachorros enormes. Na verdade, os cachorros no sul do Chile são muito especiais. Eles são grandes e tem uma camada grossa de gordura e muito pelo, para proteger do frio. Nas ruas do Chile encontramos vários cachorros de rua que já estão integrados a paisagem. No caso do Ferry, os cachorros que vi provavelmente são pastores. Havia também duas motos gigantes de tracking, com GPS, escudos anti-pedras e muita bagagem. Era um casal  que estava vindo de longe, de moto, até o fim do mundo.
Os cachorros Chilenos no caminho para Ushuaia.
Mariano, Diana e eu (calorento rsrs) no Ferry de Punta Delgada.
Isso que são motos !!
Na travessia, vimos vários golfinhos de Commerson (http://en.wikipedia.org/wiki/Commerson's_dolphin) pulando na volta do Ferry. Tentei tirar algumas fotos mas era impossível. Eles eram muito rápidos. Sugiro clicar sobre o link para verem como são bonitos !
Saímos do Ferry e logo pegamos um trecho de uns 80 km de terra a caminho da fronteira com a Argentina. A paisagem é fantástica ! Lobos, guanacos, ovelhas (sim..todos juntos!) e praticamente nenhuma árvore até boa parte da fronteira. Só na Argentina é que pegamos um pouco de “altura” na viagem. Paramos para um almoço rápido e logo seguimos em frente pois tínhamos ainda que passar a cordilheira de Darwin, nas costas de Ushuaia. Isso aconteceu por volta das 6h da tarde, depois de muito chão. Que lugar divino ! os lagos gelados ao fundo, a cordilheira com alguma neve e penhascos íngremes. Fizemos uma breve parada para fotos na passagem da cordilheira e descemos em pouco mais de duas horas para Ushuaia.

O caminho "vazio"para Ushuaia.

A passagem da cordilheira Darwin para Ushuaia.
Vista da passagem de Darwin.
No Hotel Cesar, bem no centro de Ushuaia, largamos as bagagens e fomos comer alguma coisa. Coisa ?! na verdade comemos mmuuiittoooo ! comida boa de Ushuaia, com cerveja Beagle de cor escura e forte. Mas a noite estava apenas começando. Por volta das 22hs chegou Sebástian, meu amigo argentino e líder da expedição passada. Que reencontro ! fomos a um bar irlandês tomar mais uma cerveja e jogar conversa fora e na volta, ainda teve o burburinho de comemoração acalorada de argentinos torcedores do Independiente, campeão naquela noite de uma das ligas de futebol argentino. Fui dormir as 3 hs da manhã, cansado mas feliz da atividade intensa dos últimos dias.


Jantar na bodega em Ushuaia. Da esquerda para a Direita: "Doc"Sérgio,  Miguel,  Diana, Daniel, Mariano, eu e Jorge (no primeiro plano, de azul).
Eu e Sebastian no Irish Pub "Dublin".
Agora, após um café da manhã rápido e uma breve reunião de equipe, estamos todos correndo para fechar os últimos detalhes da viagem, e aguardando o navio chegar amanhã, 10/12, em Ushuaia.
Agora será corrido e talvez eu não tenha mais tempo de publicar algo. Se isso ocorrer, o próximo post será 13-14/12. Hasta la vista, amigos !

Uma coisa muito importante: para seguir o navio durante a viagem, alguns de vocês precisam instalar o plugin do Google Earth. Sintam-se a vontade !

2 comentários:

  1. Olá meu anjo, to tentando te acompanhar lendo o seu blog, se cuida tá.......Aquilo é um cachorro ou um urso, rsssss, bjssss

    ResponderExcluir
  2. Belo blog amigo, parabéns!

    Também fui à Ushuaia em 2010, lugar fantásico!

    Um abraço!

    Felipe - www.fotografiasdepaisdagens.com

    ResponderExcluir