quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

30/12 - mais um dia ....

Acordei pela manhã com a mão adormecida, pois estava em uma posição enrolada no meio das cobertas, ainda quentinhas. Curiosamente estava um pouco frio hoje. Eu tinha colocado o despertador para as 6hs, para ver se navegava um pouco na net. Decidi ficar na cama mais um pouco e no exato momento que me levantei, Mariano entrou no auto-falante com o "despertar matinal sem novidades". Isso significava que provavelmente não teriamos vôo pela manhã. A baía Fields (ou baia Maxwell, dependendo do mapa) estava calma e com pouco vento, visibilidade normal, e vista clara da pista, mas mesmo assim não tinhamos previsão de vôo. Os passageiros começaram lentamente a aparecer no café, e até que o ânimo estava muito bom. Afinal, estavam ganhando mais um dia na Antártica !







Nova armação metálica no dedo. Assim pelo menos fica mais firme !


Assim que terminamos o café, já tinhamos a notícia do cancelamento do vôo de manhã e a tarde também. Talvez só a noite ele iria ocorrer. Então, preventivamente, Mariano organizou uma palestra de Miguel sobre baleias e outros mamiferos marinhos, e me pediu para falar alguma coisa sobre a vida em uma estação científica (neste caso, Ferraz!). Tinhamos decidido ir para a Baia do Almirantado e, quem sabe, fazer uma visita à estação brasileira Com. Ferraz. A manhã foi de navegação e minha, de preparação, montando a palestra com filmes e fotos da temporada de 2007. As 11hs comecei a palestra, no mesmo momento que adentrávamos a baia do Almirantado. Que saudades desse lugar ! Um pouco antes do almoço já estávamos no raio de contato com a estação e chamei Ferraz no canal 16, que foi prontamente respondido por quem ?! Alberto Setzer (!) um velho amigo de temporadas antárticas e que estava na Meteoro - o módulo de Meteorologia da estação, 24 hs no ar. Conversamos rapidamente e ele me passou para o chefe da estação, que infelizmente disse que não poderia nos receber. Uma pena ! Depois de minha palestra estavam todos muito curiosos para conhecer uma das maiores estações antárticas da região. Seguimos no almoço e largamos âncora na enseada Mackellar, na frente da estação peruana de Machu Pichu, que estava vazia naquele verão. A idéia era fazer um cruzeiro de zodiac pela enseada por volta das 14 hs, o que prontamente aconteceu. Na saída um dos motores apresentou problema mas foi prontamente consertado por Vladimir.







Vladimir consertando o bote (cabo de partida quebrado !)


A única coisa diferente era meu dedo. Cortei o dedo de uma luva velha que eu tinha e encaixei uma segunda luva menor por cima da haste de metal que está me dando suporte para o meu dedo. Com isso eu estava pronto para fazer o que eu mais gosto: pilotar o zodiac. Combinamos de ficarmos em pares, e meu par foi Loli, conduzindo um dos zodiacs. Saimos pela enseada, pelo lado da peninsula Keller, minha velha conhecida das caminhadas de Ferraz, e encontramos uma foca leopardo descansando em um gelo azul perto de onde eu tinha "caçado" ninhos de gaviotas em 2007, ajudando no projeto da Erli e da Alice (veja http://diarioantartico2007.blogspot.com).









Zodiac Cruising na enseada Meckellar, baia do Almirantado.


A volta foi boa e o suficiente para nos divertirmos um pouco. A minha mão não incomodou nem um pouco. Voltamos ao barco e parti para um banho quente e profundo, afinal, eu queria tirar a tala de metal e trocar as ataduras. Serviço feito. levantamos âncora e rumamos para Frei novamente, que com sorte nos dará boas notícias.


-- atualização -- largamos âncora as 8h da noite (local) na frente da estação chilena, mas por hora a única coisa que sabemos é que há movimento em Punta Arenas, mas não sabemos se haverá vôo ou não. Estamos aguardando. Então...novamente.... FELIZ ANO NOVO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário