segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

19/12 - Presos em Frei

Bem....contratempos acontecem ! O próprio nome diz: Plano de Vôo, ou seja, é apenas um plano. Um grande ciclone está passando pelo Drake e jogando ar com umidade sobre nós. Como a temperatura está por volta dos 4 graus, o resultado é um nevoeiro espesso que impede a aproximação de qualquer aeronave. Foi isso que aconteceu ontem o dia todo. A imagem de satélite abaixo mostra as ilhas Shetlands debaixo de um dos braços do ciclone. Mas há uma janelinha de céu limpo a sudoeste das ilhas e esperamos que isso melhore.

Quando estamos assim parados não tem muito o que fazer. A parte da manhã foi recheada com uma palestra sobre Geologia Antártica que ministrei no Panorama Lounge, e outra sobre Pinguins dada pelo Miguel na Biblioteca. Depois do almoço ainda fizemos uma sessão de cinema com o Filme Happy Feet. As 15 horas já tinhamos o "não" oficial do aeroporto sobre o vôo e decidimos fazer um tour na base russa de Bellingshausen. Um "Petit Programe" com direito a visita à igreja ortodoxa, à base russa, um tour pela base chilena e pronto !

Grupo na fila para carimbar passaportes na base russa de Bellingshausen, e eu próximo ao marco de distâncias da base chilena (que frio !!)

Ali na base chilena deu um tempinho para tirarmos uma foto do marco de distâncias: um poste com placas e distâncias das principais cidades do mundo. Brasilia estava lá, mas realmente ainda não estou com saudades de casa (hehe). Temos ainda um mes pela frente.

Ainda fizemos uma pequena parada no instituto antártico chileno, perto da praia, para café, biscoitos e banheiro, e eu aproveitei para tirar foto de um quadro explicativo que eles tem sobre a Ilha Rei George. Entre cerca de 35-55 milhões de anos atrás, a ilha era uma floresta, com vulcões, montanhas, árvores de 5 espécies diferentes, entre outras atrações, mais ou menos como o sul da patagônia hoje em dia. É interessante ver a quantidade de fósseis e impressões que encontramos por ali.

Reconstituição paleogeográfica da ilha Rei George.

Tivemos uma janta tranquila, com a visita dos comandantes das bases russa e chilena, e ainda o chefe do instituto antártico chileno. A noite foi de batepapo, fotos, e navegação na internet. O "Andre's Cybercafé" está bombando ! Sou o único com acesso a internet aqui e tem sempre uma fila de gente para conectar. Fui dormir por volta da meia-noite, em um sono bem pesado, e agora estou aqui (06h30 da manhã de 20/12) aguardando o café e as novidades.

Vamos ver o que o dia de hoje nos trará de novidade. Hasta la vista !