quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

07/12 – Em Punta Arenas com pé esquerdo

Chegar de madrugada é sempre complicado. As pessoas normalmente estão dormindo na hora que eu cheguei (03h00) e não foi diferente desta vez. Após alguns minutos de ansiedade no aeroporto, enquanto eu esperava a mala aparecer na esteira, logo apareceu um cidadão segurando uma placa com o nome “Andre Belen”. Não sei por que, mas sempre erram o meu nome nessas paragens. O taxi me levou na madrugada fria para o Hotel Savoy, onde eu sabia que uma cama me esperava. Quer dizer...eu “achava que eu sabia”. O que aconteceu na hora foi que eu cheguei, e na verdade por uma confusão de datas e reservas, fiquei sem quarto, e não havia nenhum outro quarto disponível para eu poder dormir. Resultado: acomodei-me no sofá da recepção e “tentei” tirar um cochilo. Isso eram 4h da manhã. Até que consegui, mas fui acordado por uma orda de turistas as 5h30 que estavam de saída para algum lugar, cheios de mochilas e extremamente falantes. Não durou muito apareceram militares do Hércules da FAB (! Isso mesmo, ainda havia gente do Brasil que iria voar para a Antártica naquela manhã). A coisa toda só se acalmou mesmo as 6h30 e voltei para o meu cochilo, mas: “vvvvrrruummmmm” ! começaram a passar um aspirador de pó na recepção (^%$@##!@^ foi o que eu pensei!). Então já que eu estava sem dormir e já eram quase 7h, decidi tirar Alex da cama. Liguei para o quarto dele e depois de alguns xingamentos em catalão, o meu amigo “El guapo” caiu da cama e apareceu na recepção com a cara amassada.
O café da manhã caiu muito bem. Eu estava com fome e com sono, mas o papo com Alex e uma boa dose de torradas com geléia de calafate e café me fez acordar. Já eram quase 8h30 quando chegou a gerente do hotel e botou ordem na casa – me conseguiu de pronto um quarto a ser arrumado, provavelmente dos turistas que saíram as 5h30, mas nem pude experimentar. Já tínhamos que correr para o escritório da AXXI (Antarctica XXI), pois o dia seria cheio.
Reunião de Trabalho na AXXI.

Diana explicando em desenho a operação.
 A manhã foi dedicada a documentos, assinaturas, reconhecimento de firmas, e fui para a rua com Emilio, o gerente administrativo da AXXI bater pernas por cartórios e repartições. Demorou muito para desembaraçar tudo pois boa parte dos funcionários públicos chilenos estão em greve por melhores salários e dia 8/12 é feriado religioso aqui. Mais de uma hora na fila do cartório para reconhecimento de firmas e voltei para o escritório com tudo pronto só ao meio-dia ! Ao chegar lá, já começamos com as reuniões de planejamento da operação. Não havia tempo para nada e por isso pedimos uma pilha de sushi para comermos ali mesmo no escritório, onde ficamos no planejamento até as 4h da tarde. Rádios de comunicação, GPS, material de apoio, etc....tudo distribuído e devidamente empacotado, finalmente fui liberado para voltar para o Hotel e tomar um banho (estava precisando !), mas já com pouco tempo. Havia duas coisas importantes para fazer: comprar luvas para a viagem e um chip de celular. Fui até o centro, em uma loja que eu já conhecia e consegui resolver isso em menos de meia hora, a tempo de voltar ao hotel, ligar o computador e falar com a Mari. Ahhhh que saudades ! ela estava de saída para mais uma apresentação de jazz do colégio. Mandei alguns emails, tomei um banho, e ops ! 18hs !!! mas já ?! correria de novo de volta para o escritório pois ainda faltava pegar as roupas especiais, botas e tínhamos um jantar na casa do dono da empresa as 20h.
Experimentando a Parka
 Roupas especiais e botas são itens de sobrevivência essenciais na operação. Tenho agora uma mala pesada de coisas para levar, além da minha própria. Mas daí eu já estava mais relaxado, apesar das 36 horas sem dormir. A primeira taça de cerveja chilena já relaxou meu corpo ainda mais e depois de um excelente assado preparado pelo nosso anfitrião, e muita conversa ao redor da mesa, ainda tive oportunidade de conhecer um pouco mais meus companheiros de viagem. Da metade em diante do jantar, tomamos um Caberné Suavingnon maravilhoso que fez meu cérebro desejar a cama imediatamente. Já eram quase meia noite, mais de 40 horas depois de acordar na segunda, que finalmente voltamos para o hotel e só tive tempo de cair na cama e apagar. Meu companheiro de quarto era o ”Doc” da viagem, ou seja, não havia receio de ter um treco depois de tantas horas acordado e a cabeça cheia de vinho (rsrs!).
Jantar na casa de Jaime, presidente da AXXI.
Agora já são 8hs da manhã do dia 8/12, e dentro de poucos instantes vamos partir para Ushuaia de carro. Daí poderei escrever um pouco mais sobre meus companheiros de viagem.

Um comentário:

  1. Caramba, que correria, eu aposto que vc está adorando, hahahahaaha.
    Beijão, aproveita bastante.
    Vivian

    ResponderExcluir