terça-feira, 30 de novembro de 2010

D - 5

D -5 dias ! e o tempo voooaaaaa. Não sei ainda como irei finalizar a maioria das coisas importantes que tenho para fazer. Na verdade, sei que no final elas deixarão de ser importantes e serão passadas para o ano que vem. Paciência!
O que me inquieta um pouco agora são as manchas vermelhas que vejo na previsão de ondas do Drake (abaixo). A passagem de Drake é esse "espaço" entre a América do Sul e a Antártica, que iremos atravessar de navio a partir do dia 10. Serão 3 dias de navegação em um local onde as ondas passam facilmente dos 8-10 metros de altura. As manchas vermelhas na imagem são tempestades, com ondas "em média" com 6 metros de altura. A sorte é passarmos "entre" duas tempestades, no que chamamos de "janela". Mas isso é sorte. O azar vai ser apenas ficar na cama lutando contra o enjoo. 
Previsão de Ondas na passagem de Drake (modelo da Marinha do Brasil).
Mas embora tudo isso seja ansiedade com a viagem, ainda tenho coisas em terra para finalizar. Hoje terminei as minhas aulas na turma de pós em Educação Ambiental/Pedagogia Empresarial na Unisanta. Foi uma turma boa e aulas me deram muito prazer. Incrível que ainda consegui me concentrar nas aulas mesmo com todo esse burburinho da viagem. Ainda tenho provas para realizar na turma de Gestão da Qualidade e um exame para preparar (além, é claro de todo o trabalho pelo Senac). Vou trabalhar ativamente até sábado dia 04 de dezembro e só então é que ligo o modo "aventura" e irei pensar apenas na viagem.

Comemoração na Pizzaria - turma de Educação Ambiental/Pedagogia Empresarial da Unisanta.
Engraçado...toda vez é uma vez diferente rsrs. Não há uma viagem igual a outra. E por mais incrível que pareça, a sensação mais uma vez é de que estou "voltando" e não "partindo". 

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

D - 7

D-7, ou seja, 7 dias para o embarque. O ritmo continua acelerado mas ontem já foi uma vitória ! Mesmo com o sol de domingo acabei ficando em casa para ajeitar muitas pequenas coisas domésticas importantes para a viagem, e encontrei alguns itens essenciais que eu tinha esquecido: dois cadeados pequenos (para a mochila), um rolo de cabo de escalada (para um número infinito de situações a bordo), meu canivete suiço (e não é coisa do Amyr Klink - ele tem razão - serve para tudo) e um par de luvas de capilene, ótimas para usar por baixo das grossas luvas de trabalho.
Eu ainda acertei algumas pequenas coisas em casa, como um vazamento na pia, uma prateleira meio solta, a poltrona do computador, etc. É somando tudo isso que os tempo voa, passa correndo e tudo vai ficando para trás. O notebook de viagem está praticamente pronto e instalado e ontem me dei ao luxo de assistir "Fúria de Titãs" deitado na cama antes de dormir. Estou separando alguns filminhos para levar e me divertir no curtíssimo tempo livre que vou passar exclusivamente na cama (principalmente em dias de tempo ruim).
Foi nessa arrumação que eu encontrei uma foto perdida no meio de arquivos totalmente diferentes de viagem antártica. Devo tê-la copiado indevidamente e ficou perdida por ali.
Cierva Cove, Dezembro 2009.
Essa foto foi tirada na primeira etapa da expedição, em Cierva Cove, bem dentro da península, e me fez pensar em duas coisas: a primeira, é se vou de barba ou sem barba (rsrs). A vantagem de usar barba é a praticidade (não preciso me preocupar em fazer barba todos os dias) e a desvantagem é que incomoda bastante com neve e gelo. Será uma decisão dificil, mas acho que vou deixar para tirar (se necessário) só lá no navio. Não vou cumprir esse ano o ritual de tirar só no meio do embarque. Dá muito trabalho rsrs.
Outra coisa que me lembrei é que ainda não fiz um arquivo com as posições de todos os lugares que iremos parar. Eu queria colocar isso no blog, para facilitar a vida de quem lê. Mas na medida do possível, sempre irei colocar links para documentos na net, de forma que quem lê vai poder pesquisar onde fica cada lugar que estou passando.
D-7 ! quem diria. Lá atrás eu sabia que esse dia chegaria, mas não imaginei que fosse tão rápido ! Logo mais estou embarcando, e o foco será apenas a viagem.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

apenas 12 dias...

12 dias....faltam apenas 12 dias. Na verdade um pouco menos porque já está de noite por aqui e amanhã faltará menos. Já não tenho mais aquele frio na barriga. Já virou um buraco negro ! A minha rotina diária fica entre olhar o mapa e ver o movimento do navio, para onde vai, de onde vem, a webcam pinguim, as previsões meteorológicas da região, etc etc. Isso até que vai rápido. O problema é que sempre vejo a marca do tempo correndo e ainda penso no que tenho que fazer:
1) terminar as apresentações (é tudo bilingue! Inglês e Espanhol - as linguas oficiais a bordo)
2) costurar as duas redes de plancton que estou levando
3) terminar de configurar o computador da viagem
4) separar o material eletrônico, revisar a câmera e conexões
5) terminar de lavar as roupas e separar tudo dentro da mochila
6) dezenas de pequenas coisas, como reparos, meias e luvas de frio, óculos de neve, além da própria mochila que precisa de uma revisão em alguns pontos.
7 até 1.325) zilhões de coisas para deixar prontas aqui antes de partir, entre contas, documentos, IPVA, oficina, luz, aluguel, internet, etc.

Não é reclamação, mas é fato: nossa vida é feita de muitos e muitos detalhes pequenos. Hoje eu assisti um filme sobre a "arte de velejar". Não tinha veleiros gigantes de aço atravessando os mares revoltos e cheios de gelo antártico. Era simplesmente uma aventura de um homem em um veleiro aberto que dava a volta em uma pequena ilha no sul da Nova Zelândia. Sem pressa, sem grandes planos, apenas velejar e pescar um pouco. Não que a vida dele não seja feita de detalhes, mas em determinados momentos, é apenas "o momento" que manda no tempo.
Acho que é isso que mais me atrai para essa viagem - embora cheia de detalhes, no momento que eu partir, será apenas "a viagem" e nada mais. Novamente o frio na barriga acontece porque sempre há o risco de não partir.

A imagem de hoje (acima) é da Penguin Webcam em O'Higgins. Pela "cor" avermelhada da neve ao redor da colônia, eles ainda estão se alimentando bem, pacientemente esperando, até o momento certo de colocar os ovos. Será que eles "sentem frio na barriga" ?

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Testando o posting por email

Passado feriado de Proclamação da República, passou também a fronteira dos 20 dias. Agora faltam pouco mais de duas semanas e ainda muitas coisas por fazer. Aproveitei para mexer em algumas configurações importantes do blog para a viagem. Entre elas é a postagem por email. Recebi ontem um email da Diana (minha chefe na Antarctica XXI) com as taxas de email a bordo e estou começando a fazer as contas para ver o que vale mais a pena. Provavelmente eu irei mesmo postar do navio quando estiver em Frei, a cada 5 dias.

Esta postagem já é a primeira tentativa (que espero que funcione!). Minha maior preocupação é manter a familia informada dos meus passos, embora qualquer pessoa possa acompanhar em tempo real a posição do navio (veja abaixo, no mapa interativo). Se você não consegue enxergar o mapa, é porque precisa do plugin do Google Earth. Fácil de instalar !

Neste momento, o navio já está fazendo o primeiro tour pela península, em um cruzeiro fechado pela Quark. Nós seguiremos a partir de 10/12/2010 pelo mesmo caminho, ou pelo menos semelhante, como pode ser visto pela imagem acima.

E a ansiedade ? bem..ela está sempre presente, mas controlável. É óbvio que estou ansioso, quero logo ir, quero logo estar no frio, sentir o ar puro, o gosto salgado do ar, e gelo gelo gelo. Preciso recarregar minhas baterias com água de degelo (rsrsrs). Mas tudo tem seu tempo. Há muita coisa para fazer ainda.

E o tempo.... o tempo não pára nunca.


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Onde está o navio ?

Restam apenas mais 3 finais de semana antes da partida. Tenho seguido diariamente os passos do navio, e tomando consciência do ambiente, das condições, do tempo e clima, além de preparar tudo por aqui. O Ocean Nova, que será meu lá por dois meses, já está paradinho no porto de Ushuaia, depois de ter feito a travessia do Atlântico. Antes de nossa viagem, a Quark, empresa dona no navio, irá fazer um cruzeiro pequeno até algumas ilhas do Atlântico Sul. Entraremos no navio apenas no dia 10 de dezembro para embarcar na travessia do Drake.
Posição do navio no dia 12/11 - Porto de Ushuaia.
É curioso ficar vendo no mapa onde está o navio sem saber exatamente o que acontece na volta. Por isso comecei a vasculhar as webcams da área para saber se alguma mostrava o barco. E não é que achei ?! Martin Gunther, da Ushuaia Live Cam - tierradelfuego, mantem um site onde coloca várias imagens todos os dias de Ushuaia, mostrando o cotidiano da cidade que ferve literalmente de turistas nessa época. E lá está o "blue nose" parado no porto, entre o "Mare Australis" e outros barcos de turismo local. 
É claro que com isso eu já me teletransporto por ali, e já vou imaginando o embarque em apenas 24 dias ! e que venha dezembro logo.
Ocean Nova no porto de Ushuaia, em 10/11/2010.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O limite do tempo

É um fato: o tempo não pára. Mas ele não parece ser contínuo. Enquanto que a meses atrás ele parecia se recusar a avançar e os dias demoravam muito para passar, hoje ele corre, voa, e não me deixa muito espaço para agir. Faltam 26 dias para a viagem e ultrapassei aquela barreira preocupante onde o número de coisas ainda por fazer ultrapassa o temo que tenho disponível. São vários itens: roupas, luvas, equipamento extra, contas e coisas do lar para deixar organizado, planilhas e textos para separar, exames e provas aqui do Brasil para deixar pronto, e milhares de pequenos detalhes que penso todos os dias. A saída é organizar o tempo, dar prioridade para algumas coisas e fazer o possível para ajeitar esse imenso quebra-cabeça que é a logística de viagem.

Mas a cabeça ? a minha cabeça está lá já. Hoje verifiquei navio por navio da frota. Quem já foi, quem está para ir, e quem está indo. A imagem abaixo mostra apenas parte da frota da IAATO, já posicionada pelas ilhas ou no sul da América, no portão da Antártica. Há vários outros navios que não aparecem..mas o que lá estão são importantes para mim pois estão com meus amigos embarcados. Vários já estão no mar....e logo mais vou estar com eles, ou pelo menos perto. (Acabei de lembrar por sinal que ainda preciso comprar uma antena reserva para meu rádio comunicador). 
Parte da frota da IAATO posicionada na área. Dados do GMN-USA Ship Track (privado).

É assim todos os dias e o dia todo. Desde a semana passada tenho uma lista que cresce e decresce, a medida que vou lembrando e executando, respectivamente. E a ansiedade apenas cresce, mas a felicidade também. Hoje os coleguinhas da minha filha começaram a fazer cartazes para eu levar. Vou levar para Port Lockroy e para a Villa de las Estrellas, na base chilena em Frei. Isso me deixa feliz...esses pequenos projetos de conectar o mundo. Mas além disso tem as preocupações daqui - provas e términos das disciplinas que ministro na faculdade. Tudo tem que estar pronto e de acordo pois vou encerrar minhas atividades na faculdade ANTES do fim do semestre letivo, e nenhum aluno pode sair prejudicado por isso. 

E assim o tempo vai, corre e me deixa momentaneamente para trás....mas eu alcanço ele. Ahh sim, vou alcançar. E quando fizer isso vou ser senhor do meu próprio tempo, pelo menos por lá.

domingo, 7 de novembro de 2010

Ensolarado domingo

Faltam exatos 30 dias para a viagem e o dia amanheceu lindo aqui na ensolarada Santos. Curiosamente, lá na Ilha Rei George o tempo está também magnífico. A imagem da webcam o aeroporto na base chilena, o Aeródromo Teniente Rodolfo Marsh Martin, mostra sol e pouca neve.
Imagem da webcam Sudeste da base chilena.
Este ano a neve já praticamente está indo embora e o limite do gelo marinho recuou drasticamente nos últimos meses, mais do que a média. Esse efeito mostra que teremos um verão mais quente, com pouco gelo. Por um lado é bom para observação de animais antárticos, mas pode significar momentos de stress total com vento, tempestades fortes e algumas dificuldades de desembarque.
Olhando os dados na National Snow and Ice Data Center,  a linha limite de extensão de gelo para esta época do ano está bem recuada.
Extensão da linha marginal de gelo marinho para novembro 2010.
Definitivamente, este será um verão diferente dos outros.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

um dia após o outro....

Hoje eu tive uma experiência não muito agradável, no campo profissional. Não há necessidade de detalhes, mas enfim, foi desagradável, e fiquei muito pensativo sobre a minha vida, decisões, trabalhos, foco e objetivo a médio e curto prazo. Então decidi relaxar um pouco pois afinal, em pouco mais de 30 dias estou indo para o sul, e ainda existem muitas pendências e coisas a serem feitas.
Para relaxar um pouquinho, decidi "espiar" como andam as coisas lá embaixo. Visitei novamente a Penguin Câmera (veja o post "Os primeiros pinguins") e percebi que o dia também não estava muito bom para eles.
Pinguins na base O'Higgins, em 03 de novembro de 2010.
Interessante...os pinguins também enfrentam seus dias ruins, quando neva e venta, e o mar não fica para krill (e eles adoram krill !). Então o que eles fazem ? descansam, ficam quietos, guardando energia para dias melhores. Para que se estressar ? tem krill para todo mundo. Ele não vai sair dali. É só o tempo melhorar! Os pinguins são mestres da arte da paciência. Já viram a altura que conseguem subir com aquelas pernas curtas e  com a barriga cheia de krill ?
Fiquei um pouco mais animado, quando vi onde o navio já está, e que os pinguins, apesar do dia ruim, continuam aumentando em número na colônia.
É.....agora é a reta final para a viagem. Até mais tarde, amigos pinguins.

Ahh...mais uma curiosidade. Vocês sabem o que os pinguins escutam ? Pois o laboratório de acústica do Alfred-Wegener Institut (Alemanha) instalou hidrofones na barreira de gelo Ekström, em Atka Bay, onde fica a base alemã "Neumeyer", em um projeto chamado PALAOA. É só clicar sobre o link e aproveita para escutar sons ao vivo, de tudo que acontece debaixo do gelo naquele ponto. Cool !