sexta-feira, 29 de outubro de 2010

tão perto...tão longe

Depois de reparos na Gran Canária, algumas semanas atrás, o Ocean Nova segue o caminho pelo oceano Atlântico até Ushuaia. Depois de uma travessia direta do Equador, o navio está agora na altura de Abrolhos, ao largo da Costa do Espirito Santo.

Posição do Navio em 29/10/2010.
A ansiedade cresce a cada dia. Nesta semana terminei de enviar os formulários médicos e dados pessoais, bem como as devidas autorizações para o contrato de trabalho com a empresa. Tudo tão perto e ao mesmo tempo tão longe....é uma sensação no mínimo estranha. Tenho uma lista de coisas importantes para fazer e vejo que o tempo agora voa e não pára mais. Mas ainda não me sinto com o "pé na estrada". Como diz o Amyr "o pior que pode acontecer é não partir".

sábado, 23 de outubro de 2010

O mundo inteiro conectado.

Jamais pensei que um dia isso viria a acontecer. Quando enterrei meus pés na neve pela primeira vez no inverno de 1994, na viagem do Nathaniel B. Palmer (esse ainda será "outro" diário!), e com dificuldades mantinha contato via sat-mail uma vez a cada 3 dias, não pensava que chegaria o dia com a "globalização da comunicação". Neste blog temos:
1. Um mapa em tempo real atualizado a cada hora com a posição do navio
2. Interconexões do blog com o tweeter e o facebook para que apareça em todos os lugares o que eu escrever
3. MicroBLOGspot, que vou usar através do email do navio para enviar mensagens para o blog (quase todos os dias)
4. Um pequeno aparelho que vai permitir transferir os "highlights" da viagem a cada 5 dias, quando nos aproximarmos da base chilena.






Tecnologia impressionante ! e importante - para diminuir a distância entre as pessoas e levar um pouquinho daquele mundo branco para dentro da casa de quem seguir a viagem. Além de matar a saudades imensas que eu sinto. Enquanto publico o diário, penso em todos vocês, na minha casa, na minha familia. O mundo inteiro conectado dá um pouco de conforto ao coração.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Visitantes e Companheiros

Conforme novembro vem chegando, vários barcos vão chegando para o verão Antártico. A frota da IAATO está quase que toda em rumo sul, faltando apenas alguns barcos. Enquanto isso, o principal porto de partida para as águas geladas da Antártica, Ushuaia, vai lotando também de pequenos veleiros. Esse da foto é com certeza um veleiro polar (pelas dimensões do mastro). A foto foi tirada dia 22/10 por Raul Felix da Ushuaia Live Cam (http://www.tierradelfuego.org.ar).
Veleiro polar ancorado no porto de Ushuaia.

Também estou ficando mais ansioso com o passar do tempo. Me dediquei nos últimos dias a colocar no blog um mapa interativo em tempo real da posição do navio, usando o Google Earth. Ele é baseado no rastreamento da frota da IAATO via satélite, com a vantagem de que os leitores do blog podem navegar e interagir com o mapa, principalmente para se localizar geograficamente quando eu escrever sobre os lugares que irei visitar. Quem tiver sugestões, por favor, sinta-se a vontade de escrever. O blog é aberto para comentários não moderados.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Em movimento...

Este ano, todos os navios da IAATO (a Associação Internacional de Operadores Turísticos Antárticos) estão equipados com um rastreador para mostar a posição em tempo real dos navios da frota. Assim será possível monitorar com precisão por onde andam, evitando acidentes e problemas de superlotação de turistas em determinados locais. Existe uma regra antártica que não se pode desembarcar mais do que 100 pessoas de uma vez em um local antártico (que por sinal é previamente escolhido e, "em teoria", agendado para prevenir uma pressão excessiva de turistas sobre a fauna local). 
Rotas dos navios da frota da IAATO no Google Earth (em tempo real).

Na prática é uma verdadeira loucura, pois o desembarque em alguns locais depende também das condições meteorológicas e quando não é possível, os líderes de expedição dos navios tentam alterar os planos e locais de visita. Tudo isso é coordenado por email e satélite diariamente e a comunicação entre navios é essencial. As vezes ocorrem problemas, como no ano passado quando tinhamos agendado um desembarque em Deception e chegando lá já havia outro barco (veja em Diário Antártico 2009). Mas de maneira geral, este ano me parece bem mais organizado.

Estou rastreando a posição de minha "casa" durante a temporada, o navio Ocean Nova. Ele estava atuando no Ártico em julho/agosto e parou a duas semanas na Gran Canária, em uma doca seca, para reparos e pintura de rotina. Ontem começou a se movimentar rumo sul, tomando caminho do Atlântico. Antes de eu subir a bordo no dia 10 de dezembro, o navio irá fazer um tour sobre as ilhas do sul do Atlântico e península Antártica. Lá pelo dia 9 é que ele vai parar em Ushuaia, na Argentina, para embarcarmos.
Rota do Ocean Nova nos últimos 3 dias - acabou de sair do estaleiro !

Então.....tudo já está em movimento - e agora não pára mais.

domingo, 17 de outubro de 2010

a fronteira dos 50 dias (!)

A ansiedade é definida como uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de atividade intensa, real ou imaginária, marcada por sensações corporais tais como uma sensação de vazio no estômagocoração batendo rápido, aperto no tóraxtranspiração, etc. Embora para muitos a ansiedade seja uma sensação ruim, para mim não é.

Esta semana foi marcada por uma troca intensa de mensagens entre os diferentes guias, verdadeiros "amigos", que estão começando a partir, cada um em um caminho diferente. Sebastian e Augustin (embarcando no Ushuaia), Shoshanah (no Prince Albert II e no Plancius), Cláudio (no apoio em Frei) e Alex (comigo no Ocean Nova), além do "Doc" Angello que fica em Santiago e vai acabar se encontrando com todos, verdadeiros amigos dos 7 mares que acabam sendo mais presentes que muitos daqui mesmo do Brasil.

Talvez pelo fato do ambiente ser paradisíaco e único, além de confinado, os laços de amizade por lá são fortes, e ai não há distância. Ainda mais que nós, guias, precisamos trabalhar de forma harmoniosa e contínua. E é um trabalho duríssimo (!), dia após dia, sem pausas ou feriados, em um ambiente lindo mas perigoso, onde qualquer erro pode ser fatal ou causar um dano muito grande. É estranho, mas a ansiedade tem a ver com saudades. Saudades do lugar e dos amigos, das situações de adrenalina e do frio cortante e congelante. 
Àlex, Angello, Sho e Eu, em Port Lockroy, dezembro de 2009. (Foto de Angello Canales).
A fronteira dos 50 dias deixa a ansiedade maior. São tantas coisas ainda para fazer e tão pouco tempo. Parte desse time já está a caminho, e a outra ainda se prepara exaustivamente para uma temporada que será cheia de emoções, sem dúvida alguma.



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

...ainda sobre os pinguins

Gordinhos! pelo menos é o que me pareceu pelas últimas imagens da base O'Higgins. Os pinguins gentoo estão bem gordinhos e aproveitam alguns momentos para boas sonecas na praia. A imagem abaixo é de 14 de outubro.
Pinguim gentoo descansando na base O'Higgins.
E falando em "forma", já começo a me preocupar com a minha (*risos*). Normalmente eu ganho peso quando vou para o sul pois a comida é farta e não é necessário lavar a louça (!) Estou atualmente com 72 kilos e em forma pois tento pelo menos manter um ritmo de exercícios diários comparável com o que vou enfrentar por lá: caminhadas diárias com equipamento pesado, escaladas em neve fofa, frio e água gelada (que cansam mais do que qualquer coisa) e sessões intermináveis de sorrisos até altas horas embora você esteja dopado de sono e cansaço. Por isso eu acabo pedalando todos os dias uns bons kilômetros. Mas ainda assim não estou em forma (!) Ritmo ! o mesmo dos pinguins - perseverança. Eles em 30 dias acabam com a reserva de gordura deles montando ninhos e caminhando na neve. Como aqui falta a neve, o que me resta é aumentar o ritmo das pedaladas e mudar a comida para mais proteinas com uma pitada de carbohidratos. (*risos*) Olha eu querendo ganhar a forma de um pinguin :P

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Os primeiros pinguins

Hoje é dia 11 de outubro e um pouco antes de dormir fui dar uma olhada nas fotos dos últimos dias da base O'Higgins, onde uma live web cam monitora os arredores, principalmente por causa da colônia de pinguins Gentoo que normalmente se instala ali no verão (Clique aqui para a Live Cam). E para a minha grata surpresa, os primeiros pinguins começaram a aparecer lá pelo dia 7 de outubro. 
Imagem da Base com a antena de comunicação.

Pinguins Gentoo descansando na rampa de acesso a base e alguns na praia.
Nas imagens da base, o primeiro pinguim apareceu dia 6/10 e este grupo começou a descansar por ali no dia 7. É possivel acompanhar a instalação completa da colônia e até mesmo a construção dos ninhos. Imagino como devem estar as outras ilhas da península, com todos os pinguins começando a descer para o sul.

Faltam menos de dois meses para eu também começar a descer rumo a península, e os preparativos da viagem aumentam a cada dia. O Ocean Nova está agora em um estaleiro seco na Ilha de Gran Canária na costa africana, fazendo os últimos reparos antes de rumar para o sul, mas os outros navios que fazem a rota turística já estão todos a caminho. A imagem abaixo é da rede de rastreamento dos navios de turismo da IAATO (Associação Internacional de Operadores Turísticos Antárticos) e cada pontinho colorido é um navio ou veleiro que vai estar na península no verão. Praticamente todos eles já estão seguindo viagem para Ushuaia, o ponto de partida da expedição.

Localização dos barcos antárticos (a frota da IAATO).

E o frio na barriga vai só aumentando .... minha ansiedade tem endereço certo: não partir ! esse é o meu maior medo. Ainda tem muita água para rolar e muita coisa pode acontecer para impedir a viagem. Por isso estou ansioso. Mas tenho fé que vai dar tudo certo. Assim espero.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

...uma ensolarada segunda-feira Antártica.

Acordei curioso hoje, para saber como estava o tempo. Coloquei a cara para fora, acordado por barulhos de rua, caminhões descarregando carga, gente no prédio, e a "Lili" pulando em cima da cama querendo rua. Movimento logo cedo em uma segunda cinzenta em Santos, com uma garoa fininha e tudo molhado. Estava meio frio e sinceramente minha preguiça me puxava para a cama de volta, mas decidi levantar de vez e começar meus deveres matinais. Curiosamente veio aquela pergunta: "como será que está a segundona Antártica ?". Eu teria que esperar o dia todo para poder ver as imagens de satélite e tudo mais, então pacientemente esperei até a noite para poder ver como foi um dia normal de semana lá nas Ilhas Shetlands.
A imagem do satélite AQUA estava magnífica (!). Poucas nuvens e muita neve nas ilhas contrastando com um mar escuro de límpido. A água aparece escura porque tem tão pouco material em suspensão que a luz simplesmente "some" nas profundezas e nada volta para o espaço. Alguns icebergs aqui e ali como pequenos pontos brancos sobre o negro do mar, e lá no Mar de Weddell, o gelo ainda firme e forte em algumas partes mas com grandes espaços já vazios indicando a entrada segura da primavera.
Imagem do satélite AQUA sobre as ilhas Shetlands e o Estreito de Bransfield.
E para confirmar, fui ainda olhar em duas câmeras lá pelo sul, uma no aeroporto da base chilena em FREI (clicando aqui) e outra na estação brasileira Com. Ferraz (clicando aqui). As duas mostraram também um dia magnífico, tanto que os chilenos estavam preparando vôos com o helicóptero e o avião (imagem 1), além do belíssimo por do sol em Ferraz (imagem 2).

Nada mal para uma segundona......(!)

Imagem 1 - Base Chilena ao meio dia.
Imagem 2 - Entrada da Baia do Almirantado em Ferraz, no pôr de sol.


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Um dia branco...

Faltam 65 dias para a viagem e hoje (sexta-feira) decidi dar uma passeada pela Península, mesmo que virtualmente. Comecei pelas imagens de satélite do dia, para ver onde está ruim e onde está bom. Para minha surpresa, as imagens da Estação Americana Palmer, disponibilizadas no site http://rapidfire.sci.gsfc.nasa.gov, mostravam muito gelo desprendido pela região da península, resultado de uma queda brusca de temperatura provavelmente. 
Mosaico de imagens do TERRA/AQUA da NASA. A linha de costa está em preto. Note vários pontos brancos desprendidos da linha de costa. É gelo flutuante.
Lá na pontinha da Península, a imagem mostrava que um ciclone acabou de passar, e fiquei curioso em saber se os pinguíns começaram a aparecer. A estação alemã/chilena chamada de O'Higgins (mapa aqui) possui uma webcam focalizada para a baia e para uma pinguineira. Assim que os pinguins começarem a aparecer, vamos poder ver eles chegando (link aqui http://ivs.bkg.bund.de/vlbi/ohiggins/). E a imagem de hoje mostra um manto espesso de neve e vários blocos de gelo na baia, provavelmente resultado desse ciclone massivo que passou por lá. Nada de pinguins por enquanto.

Webcam da base O'Higgins.
Essas mudanças repentinas de tempo são comuns. O tempo muda toda hora e esse verão pode ser ainda mais dinâmico, pois o mar degelou muito rápido ainda em agosto. Agora já existe sol pela região, embora poucas horas por dia. Os pinguins devem chegar mesmo dentro de um mes. Dai podemos observar as mudanças.
Só 65 dias....pouco pouco pouco ! A ordem do dia hoje é controlar a ansiedade.