Este ano, todos os navios da IAATO (a Associação Internacional de Operadores Turísticos Antárticos) estão equipados com um rastreador para mostar a posição em tempo real dos navios da frota. Assim será possível monitorar com precisão por onde andam, evitando acidentes e problemas de superlotação de turistas em determinados locais. Existe uma regra antártica que não se pode desembarcar mais do que 100 pessoas de uma vez em um local antártico (que por sinal é previamente escolhido e, "em teoria", agendado para prevenir uma pressão excessiva de turistas sobre a fauna local).
Rotas dos navios da frota da IAATO no Google Earth (em tempo real). |
Na prática é uma verdadeira loucura, pois o desembarque em alguns locais depende também das condições meteorológicas e quando não é possível, os líderes de expedição dos navios tentam alterar os planos e locais de visita. Tudo isso é coordenado por email e satélite diariamente e a comunicação entre navios é essencial. As vezes ocorrem problemas, como no ano passado quando tinhamos agendado um desembarque em Deception e chegando lá já havia outro barco (veja em Diário Antártico 2009). Mas de maneira geral, este ano me parece bem mais organizado.
Estou rastreando a posição de minha "casa" durante a temporada, o navio Ocean Nova. Ele estava atuando no Ártico em julho/agosto e parou a duas semanas na Gran Canária, em uma doca seca, para reparos e pintura de rotina. Ontem começou a se movimentar rumo sul, tomando caminho do Atlântico. Antes de eu subir a bordo no dia 10 de dezembro, o navio irá fazer um tour sobre as ilhas do sul do Atlântico e península Antártica. Lá pelo dia 9 é que ele vai parar em Ushuaia, na Argentina, para embarcarmos.
Rota do Ocean Nova nos últimos 3 dias - acabou de sair do estaleiro ! |
Então.....tudo já está em movimento - e agora não pára mais.
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