Acordei curioso hoje, para saber como estava o tempo. Coloquei a cara para fora, acordado por barulhos de rua, caminhões descarregando carga, gente no prédio, e a "Lili" pulando em cima da cama querendo rua. Movimento logo cedo em uma segunda cinzenta em Santos, com uma garoa fininha e tudo molhado. Estava meio frio e sinceramente minha preguiça me puxava para a cama de volta, mas decidi levantar de vez e começar meus deveres matinais. Curiosamente veio aquela pergunta: "como será que está a segundona Antártica ?". Eu teria que esperar o dia todo para poder ver as imagens de satélite e tudo mais, então pacientemente esperei até a noite para poder ver como foi um dia normal de semana lá nas Ilhas Shetlands.
A imagem do satélite AQUA estava magnífica (!). Poucas nuvens e muita neve nas ilhas contrastando com um mar escuro de límpido. A água aparece escura porque tem tão pouco material em suspensão que a luz simplesmente "some" nas profundezas e nada volta para o espaço. Alguns icebergs aqui e ali como pequenos pontos brancos sobre o negro do mar, e lá no Mar de Weddell, o gelo ainda firme e forte em algumas partes mas com grandes espaços já vazios indicando a entrada segura da primavera.
Imagem do satélite AQUA sobre as ilhas Shetlands e o Estreito de Bransfield. |
E para confirmar, fui ainda olhar em duas câmeras lá pelo sul, uma no aeroporto da base chilena em FREI (clicando aqui) e outra na estação brasileira Com. Ferraz (clicando aqui). As duas mostraram também um dia magnífico, tanto que os chilenos estavam preparando vôos com o helicóptero e o avião (imagem 1), além do belíssimo por do sol em Ferraz (imagem 2).
Nada mal para uma segundona......(!)
Imagem 1 - Base Chilena ao meio dia. |
Imagem 2 - Entrada da Baia do Almirantado em Ferraz, no pôr de sol. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário