terça-feira, 18 de janeiro de 2011

13/01 à 18/01 - A última Classica Antarctica (07)

13/01 - "Fildes Radio atento no canal 10"


Estranho ! acordei as 6hs e o motor do barco indicava marcha. Mas deveriamos ter parado em Fildes (a baía Maxwell, em frente a estação Frei) logo no meio da madrugada. Mas por que o motor continuava ligado ? Troquei de roupa e fui logo para a Biblioteca, que estava em um bom ângulo de visada com a estação Frei. Assim que cheguei percebi o porque dos motores. O vento norte castigava a ilha Rei George e fazia com que o navio não ficasse parado muito tempo. Estávamos com motores ligados para auxiliar a âncora a repousar no leito da baía. Além de nós no "Ocean Nova", também estava ancorado o "Big Fish", bem próximo da gente pelo través de popa. Consegui me conectar logo cedo e falie com a minha mãe. Saudades de casa ! E logo veio o chamado de Mariano para o café e briefing do dia. um dia que prometia ser longo. A previsão meteorológica local, emitida por Fildes Radio no canal 10, falava em ventos de 45 nós pela tarde ! (90 km/h).


O sul do Chile estavaem greve geral por causa do aumento de 16% no gás, fonte essencial de energia para a maioria da população. Com o bloqueio de acessos a Punta Arenas, até o aeroporyo ficava de fora. Com isso, os passageiros novos estavam presos na cidade e alguns, dormiam de forma improvisada em um ônibus da empresa. Dessa forma, e baseado nesses fatos graves, rodamos uma operação curta: o vôo viria logo cedo pela manhã.


Fizemos o briefing e o que ficou decidido era que Adrian desse uma palestra sobre história antártica, enquanto que os outros juntavam os últimos afazeres aqui. Fiquei gravando Pen drives que os passageiros iriam receber. Lá pelas 11hs veio o primeiro aviso - avião decolou de Punta Arenas com os passageiros e "sem botas" a prova d'água. As botas estavam vindo como bagagem e isso significava que teriamos que recebê-los e ainda por cima fazer a prova de botas.


Quando coloquei a cara para fora do navio, no deck 4, pela primeira vez, quase tomei um susto. O vento devia estar na casa dos 35 nós (70 km/h) com rajadas de mais de 80 km/h ! Mas se o avião estava vindo, isso significava que a operação de desembarque era eminente. Engoli alguma comida, coloquei o impermeável (o sapão), casaco, gorro, luvas e me proteji o máximo possível. Assim que os botes baixaram na água, fomos todos para a gangway (a saída do barco) para fazer uma carga de bagagens. As ondas lambiam a Gangway de uma forma que era impossível não se molhar. Carregamos 2 zodiacs e no terceiro, eu e Miguel fomos para a praia. A ida foi animal ! surfando a favor do vento com 40 nós (80 km/h) e ainda mais a velocidade do zodiac. Impressionante ! Quando chegamos na praia, deu para ver que ia ser bastante dificil a operação. As ondas estavam com pelo menos 1 metro de altura na praia, o que significava uma arrebentação que molharia todos bem rapidamente.



Transporte de bagagens do navio para a praia. Adrenalina pura ! (foto tirada de costas, deitado na frente do barco e em cima das bagagens).


Conseguimos desembarcar todos os passageiros, algums bem molhados e outros por sorte nem tanto. Eu já estava encharcado logo no segundo bote. Mas tinha que aguentar. Quando todos estavam por ali, recebemos a notícia que o avião já havia chegado e que deveriamos começar a subir a ladeira com os passageiros antigos. Foi o que fizemos. Minha roupa pesava meia tonelada de tanta água que eu havia recebido ! Eram 20 minutos de caminhada pesada ladeira acima. Passageiros trocados, o que se foi deixou lembranças e o que chega nos trás preocupações. Fizemos as provas de bota, na hosteria da base chilena, ao lado da pista, e logo a seguir começamos a descer. Isso eram já 15 horas ! e deviamos acelerar o passo pois a previsão era de ser bem pior de tarde.


Quando chegamos na praia, distribuimos os coletes salva-vidas e eu fiz um breve briefing de segurança para todos, como deveriam subir no barco, etc. Um a um, os zodiacs chegavam para os pasasgeiros (operamos com 3), e com full balast (peso na frente), conseguiram avançar um pouco. Mas cada vez que chegavam, eu tinha que entrar na água até o peito para segurar o barco. É óbvio que o sapão não segurou e em pouco tempo eu estava com as pernas do sapão cheias de água bem gelada. Foi dificil ! e o vento continuava aumentando. Curiosamente, quando eu estava ao lado da caminhonete, conversando com Alex e Claudio, a água que escorria pelo meu colete ativou a trava e ele fez !bum! Que droga. Colete aberto, eu sem colete, camera sem bateria, rádio debaixo d'água e sapão cheio de água. O que mais faltava ?


Bem, o último boto veio e ainda tinha alguma mochila de mão para levar e nós também ! Fechamos tudo com uma lona e veio Alex, Miguel e eu deitado na lona azul sobre as bagagnes, para evitar que se molhem. Que viagem punk ! além de completamente enxarcado, eu ainda consegui tomar um banho para o briefing de segurança.


Corri com tudo, fiz o brieging, e depois coquetel de boas vindas com apenas alguns sobreviventes. Estávamos atravessando o Bransfield e a maioria dos passageiros já estavam vomitando (haha)!. Enquanto Jorge enchia as taças de champagne no bar, eu preparava o salão para a fala de Mariano, quando uma onda mais forte jogou todas as taças cheias no chão. Que estrago ! Brincamos um pouco com os bravos sobreviventes no Lounge e veio o chamado tão esperado - JANTA !! Mas o salão de jantar também estava praticamente vazio. Cerca de 40 dos 63 passageiros estavam nocauteados dentro de suas cabines. Sobrou para o Dr. Alvaro que além de fazer visitas nas cabines dos mortos-vivos, estava ele também bastante enjoado. Eu aproveitei que estava com fome e nenhum sinal de enjôo, e me deliciei com uma sopinha quente, salmão defumado e um excelente peixe grelhado. Ainda comi duas sobremesas (pudim de côco) ! Afinal, comida era o que não faltava. O vento estava castigando o navio e o espetáculo lá fora era impressionante. Centenas (para não dizer pelo menos mil !) de Petréis do Cabo voavam na esteira do barco, junto com petréis gigantes e outros pequenos pássaros. O pessoal do Projeto Albatroz ia gostar de ver isso !



Na imagem são apenas pontinhos, mas dá para perceber que o céu estava forrado deles. Petréis do Cabo, na sua maioria.


Ainda perambulei pelo navio mas só haviam 4 pessoas na biblioteca e nenhuma no lounge. Era realmente um navio fantasma. Fui dormir também, afinal, amanhã estaremos em Mikkelsem Harbour.


14/01 - Mikkelsen Harbour & Spert Island


Não gosto muito de Mikkelsen, já disse isso, mas o dia estava calmo, sem vento e com sol na pequena e pacata ilhota ao sul de Trinity. Me chamou a atenção a quantidade cada vez menor de pinguins na colônia. De todos os ninhos por ali, apenas dois estavam com filhotes, e a maioria abandonada ou apenas com pinguins descansando. Pelo visto o impacto do verão anômalo sobre Mikkelsen foi grande. Poucas skuas sobrevoavam a área e algumas focas descansavam na praia. Fizemos o programa clássico parando atrás da ilha e cruzando a mesma pelo topo. Foi uma manhã tranquila de 2h30 de passeio pela ilha, sem muito o que fazer, apenas curtir o silêncio quebrado pelos barulhentos pinguins. Na saída, um imenso veleiro de bandeira britânica parou por ali, mas não consegui ver o nome. O almoço foi servido pontualmente as 12h30 (que bom ! estava com fome já).



"Ocean Nova" ancorado em Mikkelsen e um veleiro inglês visitando a ilha.


Spert é uma ilha rochosa na ponta oeste de Trinity Island, apenas duas horas de navegação a partir de Mikkelsen. Mal terminou o almoço já estávamos ancorados em Spert, com lançamento dos botes para as 14h30. Peguei meu velho e bom No. 1, apelidado carinhosamente de "Fedorento" pela quantidade de fumaça que solta quando está frio, e carreguei com 8 passageiros. Vesti meu gorro de pinguim da sorte e partimos para os canais estreitos de Spert. O dia estava magnífico, sem vento, céu azul e apesar do swell cadenciado dentro dos canais, foi tranquilo atravessá-los, bem diferente da última vez onde as ondas chegavam a assustar um pouco. Atravessamos para o lado de mar aberto de Spert e os penhascos magníficos e imponentes mostravam a força daquele lugar, entre mar e gelo. Na costa oeste de Spert há uma caverna com uns 15 metros de altura, atravessada pelo mar, e nos metemos dentro dela com um misto de espanto e satisfação. Do outro lado, há uma baía com icebergs gigantes descansando como guardas na saída da caverna. Entramos por outro canal estreito, onde quase perdi a hélice em uma pedra rasa (quase!) e continuamos depois por uma baía com mais penhascos e pedaços de gelo flutuante. Em um deles encontramos duas focas leopardos descansando.



Os canais e penhascos de Spert Island e a caverna !


Começamos a voltar para o navio dando a volta completa na ilha. E para nossa surpresa, no caminho de volta, haviam duas baleias jubarte se alimentando de uma massa enorme de krill. Havia tanto krill na água que facilmente podiamos pegá-los com a mão ao redor do bote. Passamos uns 20 minutos tentando nos aproximar das baleias, junto com os outros botes, até que em um momento decidi parar o meu bem em cima de uma mancha de krill para ver o que iria acontecer. Desliguei o motor e não precisamos esperar mais do que dois minutos até que aqueles dois gigantes viessem em nossa direção. Primeiro, subiram a uns 10 metros do barco com a boca aberta engolindo água e krill. Depois, passaram a menos de 2 metros debaixo do barco. As nadadeiras brancas da baleia, em contraste com o azul turquesa daquela água transparente era um espetáculo simplesmente magnífico. Não tirei foto alguma ! preferi filmar. Consegui extrair umas fotos do filme para postar no blog. Que show ! Infelizmente, a hora que decidi colocar a câmera debaixo d'água, a baleia já tinha passado e subia para respirar uns 10 metros a frente do barco. Mas valeu o dia inteiro aquela cena.



A mancha branca na foto é a nadadeira da baleia passando bem debaixo do nosso barco.


Voltamos todos meio atordoados para o navio, felizes de ter participado daquele espetáculo da natureza. A janta foi tranquila e fui para a cama logo a seguir. Estava com sono e queria apenas dormir um pouco. O vento, que tinha dado uma trégua, começou a soprar forte de sudeste, com 35 nós (70 km/h), apesar do céu azul sem nuvens. Estavamos rumando para o sul, para o canal de Lemaire. Hoje decidi também tirar a contenção do dedo que ainda está grosso, um pouco inchado, e com movimento reduzido. Vou dormir apenas com uma proteção para a mão, para dar um descanso. Tomara que eu sonhe com alguma coisa boa. Estou com saudades de casa - faltam apenas 4 dias para essa aventura acabar (isso se o avião não atrasar)!


15/01 - Última vez em Plennau


Acordamos ancorados ao norte da passagem de Lemaire, por volta das 7h00. Eu tinha colocado o relógio para tocar as 6h30, para ver um pouco da paisagem matutina, mas a preguiça me prendeu na cama. Só levantei com o chamado de Mariano para o briefing e café. Logo de manhã, um pequeno susto. Uma passageira caiu na escada de acesso ao Lounge e abriu um bonito corte no supercílio. Trabalho em dobro para o doutor logo de manhã cedo, mas sem grandes traumas para ela. O canal de Lemaire estava cheio: primeiro o "Fram" estava ancorado no meio do canal e logo a nossa frente ia o "Akademik Sergey Valinov" (se é assim que se escreve pois estava em russo no casco!). Logo depois da travessia, acoramos ao largo das Ilhas Argentinas, para uma visita matutina a estação Verdnasky e a Wordie's House. Essa última visita era muito especial. Wordie foi um pesquisador da viagem de Shackleton em 1911, um do que ficaram presos na ilha Elefante por 10 meses esperando resgate depois do naufrágio do "Endurance". Mesmo depois do resgate, Wordie foi um dos poucos que continuou vindo à Antártica, realizando suas pesquisas em meteorologia. Uma pequena base inglesa nas ilhas Argentinas foi completamente restaurada, nos mesmos padrões da época (1940-1950). A filha de Wordie, Elizabeth, já uma senhora com seus quase 80 anos, estava a bordo. Para nós guias era uma honra e para ela, uma aventura a mais, conhecer o local onde seu pai trabalhou na Antártica.



Uma foca dorminhoca com a estação Verdnasky ao fundo, e a casa de Wordie.


Dividimos os passageiros em dois grupos, o primeiro para Verdnasky e o segundo para Wordie's House. Fiquei primeiro na estação, carimbando passaportes e tomando vodka, e depois peguei um zodiac com um pequeno grupo para um tour pelos canais entre as ilhas até a Wordie's House. Magnífico ! Várias focas caranguejeiras estavam dormindo pelas enseadas congeladas dos canais. No meio de uma dessas enseadas, encontramos também o "Spirit of Sidney", um veleiro famoso por trazer crianças em idade escolar para a Antártica. É praticamente um navio-escola (salvo as devidas proporções de um veleiro). A casa de Wordie é impressionante, pois guarda as mesmas características de 60 anos atrás, além de toda a tralha usada para o trabalho cientifico. Não preciso dizer o quão emocionada ficou a filha dele (!). Voltamos a bordo por volta das 12hs, com muita fome ! e tive a grata surpresa de saber que só sairiamos de novo as 15h30, e que haveriam palestras pela tarde, Adrian e Miguel. Então, consegui mais uma vez "ter uma reunião com Amundsen", por pelo menos uma hora. Nesse meio tempo o barco se movimentou para norte, até a saída sul do Lemaire, perto das ilhas Plenneau.


A tarde pegamos nossos botes, cada um com 9 passageiros, e saímos pelas ilhas Plenneau, em meio a gigantes blocos de gelo parados por ali. Em cada iceberg acessível pela água, havia pelo menos uma dúzia de focas caranguejeiras. Contamos mais de 100 em um espaço de 15 minutos. Pelo visto a comida era farta pois estavam com a barriga bem cheia, dormindo sobre os blocos. Tive o prazer de ter Elizabeth, a filha de Wordie, em meu barco, e ela fez questão de participar de todo o passeio. Fomos até Port Charcot, um pouco mais a oeste, onde ela ficou maravilhada com o "F" gravado na pedra pela tripulação do "François", que invernou ali a mais de 100 anos atrás.



Focas caranguejeiras dorminhocas sobre um pequeno iceberg em Plenneau.


Voltamos para o barco as 18hs e saí correndo para preparar a palestra da noite, uma recapitulação diária, enquanto que Mariano e outros faziam transporte de carga com outro barco da Quark por ali. Fiquei até as 19hs no Lounge, dando a palestra, até que desci com Adrian e o doutor para ajudar na descarga de mantimentos, e só consegui ir jantar as 20hs. Que canseira ! E assim terminou mais um dia na Antártica - filme no Lounge, um tour pelo barco para ver se estava tudo em ordem, e cama. Amanhã vamos ao norte, para Neko e Dorian Bay, e o tempo ?! bem...3 dias para o fim.



Por-de-sol em Plenneau e as magníficas montanhas do estreito de Penola.


16/01 - Neko Harbour e "bye bye" Dorian Bay


Noite péssima ! não sei porque mas não dormi bem. Só consegui pegar no sono por volta das 2hs quando o barco ligou os motores e começou a navegar em direção a peninsula. Nesse meio tempo fiquei rolando na cama, brigando um pouco com meus pensamentos, metade no Brasil, metade aqui. Levantei as 7hs com o barco ainda em movimento, mas já dentro da baía Andvord, onde está Neko harbour. Programa clássico: desembarque continental, foto do grupo, e subida à geleira. Fiquei atrás de Alex, abrindo caminho na trilha de neve, pois Daniel estava no barco com fortes dores musculares nas costas. Aparentemente era uma inflamação muscular causada por esforço, quando estávamos carregando as caixas de resgate para um dos botes. Parei no meio da subida, para controlar o fluxo, e fiquei ali um pouco aproveitando a vista magnifica da baía.



Neko Harbour (bye bye!) com o "Ocean Nova" na mão.


O tempo estava fechado e com um pouco de vento, mas nada que comprometesse o desembarque. Ao longe, várias baleias Minke e uma jubarte solitária nadavam ao redor dos blocos de gelo. Uma quantidade bem grande de pinguins Gentoos nadava na praia, curiosos com o movimento dos botes. Desci um pouco antes das 11hs para a praia, para pilotar um dos botes. Como a caminhada terminou mais cedo do que de costume, fizemos alguns cruzeiros rápidos pela baía, e por sorte, ficamos observando bastante tempo uma das jubartes que nadava por ali, bem como várias minkes ao redor do bote. Espetáculo encerrado, rumamos para o confortável calor do barco e levantamos âncora, rumo a Dorian Bay.



Super navio de cruzeiro em Neumeyer e Alex e eu (meu amigo catalão) em Damoy Point.


Navegamos pelo canal de Neumeyer rumo a Dorian bem depois do almoço, e no meio do canal encontramos um imenso navio de turismo, desses com umas 3 mil pessoas a bordo (imenso mesmo!), mas pelas dimensões do navio, imagino que não deva haver desembarques, ou seja, é só cruzeiro mesmo. Enfim...seguimos para Dorian onde largamos âncora por volta das 14h30. Fui designado para o transporte de passageiros para a praia e pude então ver como é difícil a entrada de Dorian, usada pelo "Paratii" e outros veleiros. O espaço entre as pedras para passar o barco não é maior que 20 metros, e a baía rasa é cheia de pedras angulares. Com todo o cuidado, consegui parar o barco próximo a uma pedra onde o "Paratii" normalmente ancora. Fizemos o circuito clássico de Dorian, com uma caminhada até o topo da pinguineira (Damoy Point) até as 17hs. Voltamos para o barco e nem tirei a roupa pois, como surpresa, dirigimos o navio para Port Lockeroy, para um desembarque rápido (oba!). Como Dorian é tão perto de Lockroy, fui com Vladmir de bote mesmo enquanto o navio se reposicionava. Delícia ! Chegamos cedo, conversamos com as meninas de Lockroy, e logo depois fui às compras: lembrancinhas de última hora, 3 cartas náuticas magníficas, mais canecas para a minha coleção, e um livro muito especial - cozinha antártica ! Pratos feitos de pinguins, focas e baleias (só para diversão, é claro). Fiquei a cargo de receber o grupo dentro do museu e cuidar dos passaportes. Terminado essa fase, voltamos para navio as 19h30 para um churrasco antártico, dessa vez com as meninas de Lockroy e os dois carpinteiros da Britsh Antarctic Heritage Trusth como convidados. Mas ainda em Lockroy, vi um mastro conhecido despontando atrás da pequena ilhota. Era o "Paratii" que descansava nas águas tranquilas atrás da ilha. Chamei pelo rádio no canal 16, e Igor prontamente atendeu. Conversamos rapidamente e marquei uma visita ao barco. Quando o churrasco avançou para o bar, no Lounge, peguei um bote e fui de encontro ao "Paratii". Que emoção. Lá conheci o Igor pessoalmente, e o pessoal da PL Divers que estava a bordo. Mundinho pequeno esse. Infelizmente só pude conversar rapidamente mesmo pois já me chamavam no rádio para fazer o transporte dos dois carpinteiros de volta para Lockroy. Mesmo assim, valeu a visita e a emoção de colocar os pés no convés do "Paratii".



As "meninas" de Lockroy (da esquerda para a direita, Hannele, Nikki, Ylva & Hen), e com Igor a bordo do "Paratii". Noite memorável.


Voltei para o barco e a festa rolou até a 1h30, quando as meninas foram levadas as pressas para Lockroy, já com o "Ocean Nova" em movimento. Afinal, estavamos super atrasados no programa para chegar até as Sheetlands. Fui dormir com o ronco pesado do motor do barco, a toda velocidade rumo norte. Bye bye Dorian, bye bye Lockroy e até logo Paratii.



O "Ocean Nova" em Lockroy quando eu estava voltando do "Paratii".


17/01 - Last day, Last Deception


Dormi um sono pesado até as 7h30, e o susto foi grande quando acordei com o chamado de Mariano dando conta do café da manhã as 8hs (tão tarde!). Quando fui para o salão de jantar e vi o mapa, entendi o porque do chamado tardio. Estavamos ao largo da ilha Trinity, ainda dentro do Canal de Gerlache, milhas e milhas de Deception, nosso próximo destino. Iria ser uma manhã longa. Mas tinhamos zero de vento e mar sem ondas, e um sol fraco mas constante. Faziamos 11 nós (22 km/h mais ou menos), o que é uma boa velocidade para este barco. Mariano me pediu para dar duas palestras sobre mudanças climáticas, uma em espanhol as 9h30 e outra em inglês as 11hs. Manhã tranquila, palestras dadas, e o almoço veio sem grandes novidades, com Deception muito mais próxima agora. Lançamos âncora em Pendulum Cove, dentro de Deception, as 14h30, com ventos de 25 nós (50 km/h) e maré baixa. Me encarreguei de um grupo e caminhamos pela praia onde alguns poucos pinguíns nos recepcionaram, além de duas focas dorminhocas que só levantaram a cabeça na nossa passagem. Ficamos por ali só 1 hora, pois alguns passageiros foram "nadar" nas águas "menos frias" de Deception, e tinhamos que levá-los rápido para bordo do barco. Levantamos âncora novamente as 16 hs, rumo a Meia Lua, em Livingston. Bye Bye, Deception.



Um pinguin de barbicho (Chinstrap) xereta em Deception.


O tempo estava ensolarado mas com muito vento, e por causa disso as ondas não deram muita trégua. Com isso, uma parte dos passageiros seguiu nocauteada dentro das cabines. Eu tomei banho rapidamente, mudei de roupa, coloquei a gravata de pinguim (especial para essas ocasiões) e subi para o Lounge para o Recap final (recapitulação da viagem), despedidas e o concurso fotográfico. Ao final fomos para a janta e as 20h30 estavamos brigando com as ondas e o vento na frente da ilha Half Moon, em Livingston. Decidimos entrar no canal estreito entre a ilha e o glacier para se proteger, baixamos dois botes (mesmo com mar grosso !) e desembarcamos em uma praia cheia de pedras da ilha Half Moon. O passeio seria curto, pois as 22hs, pelas regras da IAATO, deveriamos sair da ilha. No caminho, encontramos um leão marinho descansando na praia, e no meio dos pinguins de barbicha (Chinstrap), encontramos um pinguim rei descansado - raríssimo, pois Livingston está muito ao sul para essa espécie, que costuma ter colonias nas ilhas subantárticas, como a Geórgia do Sul. Fantástico ! Os pinguins estavam com vários filhotes grandes pelos ninhos, e a colônia bastante ativa, com subidas e descidas de pinguins pela praia agora praticamente sem neve, comparado com as últimas vezes que estivemos por aqui.



O raríssimo pinguin-rei descansando em Half Moon.


Voltamos a bordo as 22h30, cansados e com sono. Ainda dei uma passada no bar para jogar conversa fora mas fui para a cama logo em seguida. Nem arrumei minha mala. Decidi dormir e ver isso na manhã seguinte.


18/01 - Último Dia - bye bye Antártica


Parece que a Antártica não quer que eu vá. Acordei as 6h30 com um balançar pesado do barco e barulho de ondas grandes lambendo o costado. Estranho...pelas minhas contas deveriamos estar dentro da baia Maxwell, próximo a estação Frei, mas não navegando. Levantei para o café e o vento estava em 45 nós (90 km/h) ! Com isso o navio não consegue ficar sob âncora e navegamos dentro da baia para manter posição. Não há notícias nem planos. Tinhamos que aguardar o desenrolar da meteorologia e ver o que vai acontecer.


Fiquei boa parte da manhã enrolado com tarefas de escritório (gravar pendrives, arrumar papéis, organizar o escritório) e ainda consegui dar uma adiantada na minha bagagem. Miguel e Adrian deram palestras e ficamos navegando dentro da baía Maxwell com vento e ondas fortes o tempo todo, quando então veio a notícia: avião levantando vôo as 11h30 ! tinhamos pouquíssimo tempo para nos organizar. Uma loucura. Ondas de 2 metros na gangway, vento de 80 km/h com rajadas de 90 km/h, 3 botes de bagagem, etc etc. Engoli alguma coisa e corri para a gangway para ajudar com as bagagens. Não havia muito tempo para pensar. Soquei o que faltava na minha mochila, me despedi rapidamente de alguns, e pulei no último zodiac de bagagens para a praia. O vento gelado castigava e realmente não sei como Vlad e Ben conseguiam dirigir naquelas condições. Fiquei na organização de passageiros na praia e depois de uma longa hora de idas e vindas de bote, arranjamos todos os 63 passageiros na praia. O avião já tinha descido e o novo grupo aguardava na pista para descer.


Foi duro se despedir, mas a adrenalina não deixava a emoção aflorar. Havia ainda muito trabalho pela frente. Abraços em todo o staff, meus companheiros guias de trabalho nestas 8 viagens loucas pela península, e logo em seguida comecei a subida dos passageiros até a pista, uma caminhada de 15-20 minutos. No meio do caminho encontrei o grupo descendo (e finalmente conheci por alguns segundos a Zelfa e o Gunnar!), despedidas com Pascale e Diana (membros da Antarctica XXI que iriam ficar a bordo do navio) e corremos para a pista e para o avião. Tivemos um pequeno atraso porque dois membros da empresa ainda estavam presos em Frei, guardando o carro que usamos lá para transporte, o que causou um pouco de transtorno, mas nada que não pudesse ser contornado.



Avião da DAP que iria nos levar de volta a Punta Arenas, tudo pronto para partir.


Bye bye Antártica as 15h00 em ponto, saindo de Frei rumo a civilização. Eu deixava naquele momento "Neverland", a Terra do Nunca, onde não pega celular, sem contas para pagar, sem preocupações, e voltava aos poucos para o mundo real. O vôo durou cerca de 2 horas, onde ainda cuidei de várias coisas: formulários de viagem, questionário de avaliação dos passageiros, botas, etc. Ainda tinha várias horas de trabalho duro pela frente. Chegamos a Punta Arenas no horário previsto e já pulei na frente de todos para organizar as bagagens e receber as botas (item da empresa que é emprestado para os passageiros). Brigitte, a gerente de vendas da empresa, estava no aeroporto para nos receber e organizar as necessidades de alguns passageiros. Dois ônibus nos levariam até a cidade, onde à princípio, a greve por causa do aumento no gás tinha acabado. Bem...nem tudo eram flores. A volta para a cidade, que normalmente dura 20 minutos, levou quase duas horas, porque o bloqueio realizado pelos habitantes locais, como protesto pelo aumento do gás, ainda estava se dissipando. Naquele mesmo dia tinham entrado em acordo com o governo, mas a situação ainda iria demorar para se normalizar.



Não era a Marginal em São Paulo, acreditem, era a entrada de Punta Arenas.


O congestionamento lembrava São Paulo, mas todos levavam numa boa. Nenhum passageiro ficou irritado e eu tampouco. No Hotel em Punta Arenas (Don Felipe), desembarcamos tudo, bagagem, roupas especiais, botas, equipamento da empresa, etc, e aos poucos fomos organizando cada passageiro em seu lugar, cada translado, cada partida. Tudo isso levou mais umas duas horas e saímos, eu e Brigitte, quase 9 da noite do hotel, rumo a pequena casa de hóspedes da empresa. Na passagem, paramos em um sushibar e encomendamos comida (sushiiiiii !!! oba !!), e antes das 10 da noite consegui estar de banho tomado e em processo de alimentação. Agora é cair na cama e dormir. Amanhã tenho ainda trabalho a fazer, contrato para encerrar e coisas para transportar. Bye Bye Antártica.


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