seja bem vinda Primavera (!). O tempo passa e o gelo começa lentamente a retroceder, deixando grandes espaços abertos no continente gelado. Tenho acompanhado esse movimento, e para minha surpresa, a Península Antártica já está praticamente livre. Sempre que as nuvens permitem, dou uma "navegada" virtual pelas ilhas Shetlands e pelos lugares onde vamos visitar no fim do ano. De modo geral, não há nada de diferente. Já houve anos em que o gelo abriu cedo assim, e outros que ficaram congelados por meses e meses, trazendo um verão de problemas para os navios e estações.
A imagem abaixo é uma compilação de dados de vários satélites, em tempo real, com a cobertura agora de gelo na Antártica. O gelo marinho está em cores, representando a concentração. Locais com mais de 40% de cobertura de gelo são praticamente inacessíveis para qualquer navio. Mesmo assim, já podemos perceber que na pontinha da Peninsula não há mais nada de gelo.
Fonte da Imagem: http://arctic.atmos.uiuc.edu/cryosphere/ |
De modo geral não está tão ruim, embora os últimos anos tenham sido realmente preocupantes. Comparado com o inverno passado, este ano tivemos 1 milhão de km2 a menos (!). A entrada do Verão Antártico já mostra sinais de que este verão será de pouco gelo, o que significa um oceano mais exposto e com isso, mais tempestuoso. Só de imaginar a passagem de Drake e de Bransfield, já dá um nó na barriga ! (Veja em http://diarioantartico2009.blogspot.com).
Muito em breve, comecarei a fazer essa viagem virtual ilha por ilha, para acalmar um pouco a imaginação e a ansiedade.